Os itens de segurança que você deve observar em um carro

Muitas vezes, antes de comprarmos ou alugar um carro, os primeiros critérios que usamos para selecionar o modelo ideal geralmente estão relacionados ao espaço, à tecnologia, ao preço ou até ao desempenho.

Itens de Segurança em carros

Itens de Segurança em carros

Contudo, entre tantos aspectos a serem observados, muitas vezes deixamos a questão da proteção apenas em segundo plano. Por isso, nós vamos te mostrar aqui os itens de segurança que todos os carros deveriam ter e o que você deve observar para garantir que eles estejam em pleno funcionamento. Confira!

Cinto de Segurança

O cinto de segurança é um item de segurança obrigatório desde 1984. Mas, além de usá-lo em qualquer trajeto, curto ou longo, você deve verificar se ele está sempre bem ajustado e se a trava está firme. Vale reforçar que não é só na frente que ele é obrigatório e que os passageiros no banco de trás também devem utilizá-lo.

Triângulo e estepe

Poucos se lembram de observar as condições do triângulo e estepe na hora de comprar ou alugar um carro. Porém, estes itens são obrigatórios por lei e devem estar em plenas condições para garantir que sejam eficazes em um momento de adversidade. Vale lembrar que o estepe não pode estar careca.

Encosto de cabeça

Você sabia que o encosto de cabeça é muito mais do que a extensão do banco? Em caso de acidentes, já ficou comprovado que este item é capaz de evitar situação graves e até minimizar o risco de que os passageiros fiquem tetraplégicos no caso de uma batida mais forte.

É preciso reforçar que o uso do encosto é obrigatório nos bancos dianteiros laterais e facultativo nos traseiros centrais.

Air Bags

A lei que obriga a implementação de Air Bags nos veículos é recente e entrou em vigor apenas em 2014. Assim, todos os carros fabricados a partir daquela data devem possuir esse item frontal, para motorista e passageiro, como forma de garantir uma proteção extra em caso de colisão.

Freios Abs

Assim como os Air bags, os freios abs passaram a ser obrigatórios somente em 2014. Porém, este é um dos itens que mais oferece segurança, já que eles têm a função de impedir o travamento das rodas durante uma frenagem mais forte e permite que o motorista retome o controle da direção mais rapidamente. Por isso, este deve ser um grande diferencial na hora de escolher o seu automóvel.

Extintor de incêndio

Que o extintor de incêndio é um item obrigatório, muita gente sabe. Mas, por vezes, esquecemos que não basta tê-lo no carro, é preciso ainda que ele esteja dentro da validade e atenda as especificações determinadas por lei.

Pneus

Um detalhe muito importante na hora de avaliar a segurança de um carro, é observar o estado de conservação dos pneus. Além de gerar multas, andar com os pneus carecas pode causar sérios acidentes.

Agora que você já conhece os principais itens de proteção dos veículos, aproveite para alugar um veículo na Mano a Mano rent a car.

Os itens de segurança que você deve observar em um carro
Vote em nosso site