Quais são as categorias da Carteira Nacional de Habilitação e o que elas significam

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conhecida popularmente como “carteira de motorista” ou simplesmente “habilitação” é um documento obrigatório que dá ao cidadão o direito de conduzir um automóvel. A CNH também pode ser usada como documentação de identificação, pois no corpo da carteira consta a foto do motorista, o número de CPF, RG e outros dados. O Código Brasileiro de Trânsito divide a habilitação para dirigir em cinco categorias. Você sabe quais são as categorias da Carteira Nacional de Habilitação e o que elas significam? Vamos te contar tudo nesse post.

Carteira de Habilitação

Carteira de Habilitação

Categoria A

Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

Exemplo: motocicleta, triciclo, ciclomotor.

Categoria B

Condutor de veículo motorizado, cujo peso bruto não exceda três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda oito lugares, excluído o do motorista. Não é abrangido pela categoria A.

Exemplos: veículo de passeio, caminhonetes (até 3.500 kg), camioneta.

Categoria C

Condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto não exceda três mil e quinhentos quilogramas.

Exemplos: trator de roda, caminhões, etc.

Categoria D

Condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda oito lugares, excluído o motorista.

Exemplo: micro-ônibus, transporte escolar, lotação, ônibus não articulado.

Categoria E

Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda oito lugares, ou ainda, que seja enquadrado na categoria trailer.

Exemplos: caminhões articulados, ônibus articulado, trailer.

Categoria ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotores

Condutor de veículos de duas ou três rodas com potência até 50 cilindradas.

Exemplo: Ciclomotores.

Categoria Motor-casa

Veículo automotor cuja carroçaria seja fechada e destinada a alojamento, comércio, escritório ou finalidades semelhantes.

O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação deve ser feito somente pelo interessado, maior de 18 anos, que saiba ler e escrever, e deve possui RG e CPF. Vale lembrar que a primeira Carteira Nacional de Habilitação só pode ser retirada nas categorias A, B ou AB. Para solicitar a emissão nas categorias C, D ou E, o condutor deve estar habilitado há pelo menos um ano na categoria exigida.

Quais são as categorias da Carteira Nacional de Habilitação e o que elas significam
4 (80%) 1 vote